IAP contém vazamento de tinta após acidente na BR-116

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) conseguiu conter o vazamento de 900 litros de tinta automotiva, resultado de um acidente ocorrido na manhã desta terça-feira, quando dois caminhões-baú colidiram no Contorno Leste de Curitiba – BR 116, a quatro quilômetros da Penitenciária de Piraquara. Além de prestar assistência para evitar danos ambientais, os técnicos do IAP acompanham a retirada e destinação correta do material recolhido.

O caminhão pertencia à transportadora Gaino Ltda. Trazia seis tonéis com capacidade para 900 litros de tinta automotiva ecológica ? produzida com água em vez de solvente orgânico ? da fábrica da BASF, em São José dos Campos, para a fábrica da Volkswagen/Audi, em São José dos Pinhais. Na colisão com outro caminhão-baú, vazio, um dos tonéis foi derrubado, causando o vazamento.

Para evitar que a carga se espalhasse pela pista, foram feitas barreiras de contenção com terra, impedindo assim, a contaminação do Rio Iraizinho, manancial de abastecimento de Curitiba.

De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, apesar de não ter sido detectado danos ao meio ambiente, o Instituto irá verificar todas as etapas do processo de recuperação do local do acidente, incluindo limpeza e destinação dos resíduos. “O correto seria a destinação para o aterro industrial Essencies, na Cidade Industrial de Curitiba”, explica Rasca.

Voltar ao topo