IAP concede licença ambiental para dragagem do Rio Palmital

O Instituto Ambiental do Paraná deve conceder à Prefeitura Municipal de Pinhais, em regime de urgência, a licença ambiental para a dragagem do Rio Palmital. A decisão foi tomada durante reunião realizada na noite de quarta-feira (12), na Câmara Municipal de Pinhais. Mais de 400 pessoas participaram. A medida, de caráter emergencial, visa minimizar o problema das enchentes no município.
A reunião foi solicitada pela Câmara Municipal de Pinhais, em virtude da enchente do dia 7 de março, provocada pelo grande volume de águas das chuvas e assoreamento do rios Palmital e Atuba, afluentes do rio Iguaçu. Em função disso, o prefeito de Pinhais, Luiz Cassiano de Castro Fernandes, decretou estado de calamidade pública no município. As chuvas deixaram cerca de 1.000 famílias desabrigadas nas localidades de Vila União, Vila Maria Antonieta, Bonilauri, Jardim Cláudia, Vila Governador e Sol Nascente.
O diretor-presidente da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), Darcy Deitos, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, participaram da reunião, que teve ainda a presença de representantes da Sanepar, Comec, das prefeituras de Pinhais, Curitiba, São José dos Pinhais e Colombo, além de centenas de populares.

Voltar ao topo