IAP atende segundo acidente envolvendo empresa Basf

Um novo acidente envolvendo carga da empresa paulista Basf foi atendido por técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta quinta-feira (26), no quilômetro 50,5 da BR 323, próximo ao município de Sertanópolis. Um caminhão que transportava 10 mil litros de agrotóxico Metamidofos Fersol 600 – utilizado em culturas de algodão, amendoim, batata, feijão, soja e tomate – capotou, derramando cerca de dez litros do produto na canaleta de drenagem localizada no acostamento da pista.

O acidente não causou danos ao meio ambiente, apesar da carga ser classificada como altamente tóxica e perigosa. De acordo com o IAP, não foi constatada contaminação do solo no entorno. O rio mais próximo ao local, Rio do Couro, está localizado a dois quilômetros do vazamento, o que descarta a possibilidade de ser atingido pelo agrotóxico. O transbordo da carga será feito no próprio local e a equipe de plantão do IAP acompanhará a transferência de cargas como medida preventiva.

O caminhão pertencia à transportadora Ouro e Prata, com filial em Londrina, e o destino final da carga seria a Cocamar, em Maringá. A empresa SOS Cotec foi acionada pela transportadora para auxiliar no trabalho de recuperação do local do acidente. A pista foi interditada e a área isolada para limpeza e transbordo do material.

Este é o segundo acidente envolvendo a empresa Basf nas estradas do Paraná nesta semana. O primeiro ocorreu na última terça-feira (24), quando dois caminhões-baú colidiram no Contorno Leste de Curitiba, provocando o vazamento de 900 litros de tinta automotiva proveniente da fábrica da empresa, em São José dos Campos, São Paulo.

Voltar ao topo