IAP atende acidente com hidrogênio líquido na BR 277

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) atendeu nesta quarta-feira (25) um acidente no km 32 da BR 277, onde um caminhão que transportava dez cilindros de hidrogênio líquido tombou. O acidente ocorreu às cinco horas da manhã, porém o IAP foi informado pela empresa que detém a concessão da rodovia, Ecovia, só seis horas depois.

Não houve vazamentos ou danos ambientais, mas fiscais do Instituto permaneceram no local para acompanhar a remoção do caminhão e prevenir ações prejudiciais ao meio ambiente. A pista da rodovia foi bloqueada para que o transbordo do produto.

De acordo o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, o produto não é tóxico, mas apresenta alto potencial de combustão. “Por isso a carga deve ser liberada em forma de gás na atmosfera antes que o caminhão seja levantado”, explicou Rasca. “Nestes casos, qualquer fagulha pode causar uma explosão”, completou o presidente do IAP.
A proprietária da carga é a empresa paulista Air Liquide, com filial em Curitiba. Nove cilindros estavam vazios, mas um deles ainda continha seis metros cúbicos de hidrogênio ? cerca de 25% da capacidade do cilindro ? que restaram após a entrega da carga, feita na Sadia de Paranaguá.

Voltar ao topo