IAP apreende 329 kg de caranguejo am Matinhos

Uma ação integrada entre o IAP e a Polícia Florestal realizou uma blitz de fiscalização nos mercados de peixe, peixarias e pontos de venda de ostras, caranguejos e camarões dos principais municípios do litoral. Durante a ação, foram apreendidos 329 kg de caranguejos vivos no Mercado Municipal de Matinhos. Todos os caranguejos apreendidos estavam abaixo do padrão permitido para captura e foram soltos em seu habitat natural nesta sexta-feira (23).

Dois comerciantes foram multados pelo órgão no momento da apreensão. Um deles, que estava de posse de 273 quilos do crustáceo, recebeu uma multa no valor de R$ 3.430,00. A multa para o outro comerciante foi de R$ 1.260,00, pois estava com 56 quilos de caranguejos irregulares à venda. O nome dos comerciantes não foi divulgado pelo IAP.

Eles foram multados segundo a Lei de Crimes Ambientais, e ainda vão responder criminalmente pela captura dos animais. Além de estipular o tamanho mínimo de sete centímetros de carapaça para captura, a portaria 180/2002, do IAP, também proíbe a captura dos animais com laço, exatamente a forma como os animais foram pegos. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.