HUM recebe o título de Hospital Amigo da Criança

O Hospital Universitário de Maringá (HUM) recebeu, ontem à tarde, o título de Hospital Amigo da Criança (HAC) concedido pelo Ministério da Saúde. Participaram da solenidade a assessora técnica do Ministério da Saúde, Graça Rosa, a pesquisadora Tereza Tomas, do Instituto de Saúde (São Paulo), o prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi, além de diversos profissionais da área da saúde.

O HUM é o primeiro hospital de Maringá e o 14.º hospital público do País a conquistar a placa de credenciamento por incentivar o aleitamento materno.

Critérios técnicos

Há quase oito anos uma equipe multidisciplinar está seguindo vários critérios técnicos para conseguir o título, como a redução do desmame precoce e diminuição da mortalidade infantil.

Segundo a assessora técnica do Ministério da Saúde, Graça Rosa, o hospital agora serve como referência em aleitamento materno. “A iniciativa é um esforço mundial para incentivar a amamentação, além de promover assistência mais humanizada às crianças e às mães”, frisou.

A pesquisadora Tereza Tomas, do Instituto de Saúde (São Paulo), que avaliou o HUM, diz que o processo exige modificações nas rotinas dos hospitais. “A persistência no trabalho é fundamental”, resumiu.

Conscientização

Para a diretora de enfermagem do HUM, Mariluci Pereira de Camargo Labegalini, a premiação é o começo da conscientização da equipe multidisciplinar. “Buscamos a dignidade no atendimento”, comentou.

De acordo com o superintendente do HUM, Carlos Edmundo Fontes, a vontade em mudar alguns procedimentos trouxe resultado. “O nosso objetivo é melhorar a saúde pública”, afirmou.

16.º do Estado

No Brasil, existem 289 hospitais credenciados pelo título Hospital Amigo da Criança. No Paraná, o Hospital Universitário de Maringá é o 16.º a receber o título de Amigo da Criança e o primeiro da Região Noroeste. Para conquistar o prêmio Hospital Amigo da Criança, o HUM passou por uma avaliação criteriosa, conhecida como dez passos. Entre os itens que garantiram a premiação ao hospital maringaense, destacam-se o baixo índice de cesarianas e a manutenção de obstetra e pediatra nas salas de parto.

Voltar ao topo