Hotéis de Foz do Iguaçu estão lotados para o feriado de Páscoa

Os hotéis de quatro e cinco estrelas  de Foz do Iguaçu estão com as reservas esgotadas para o feriado de Páscoa. É o que revela um levantamento da Secretaria de Turismo, sobre a estimativa de ocupação hoteleira para a data. No estudo foram pesquisados 47 estabelecimentos.

A expectativa é que a cidade supere os 90% de ocupação alcançados no mesmo período do ano passado, avaliou o secretário de Turismo, Airton José. Os números são resultados das ações positivas de promoção e comercialização realizadas pelo poder público e a iniciativa privada, segundo ele.

Desde 2001 o movimento na cidade vem sendo sistematicamente retomado através da participação da Terra das Cataratas em eventos regionais, nacionais e internacionais, além da realização de campanhas. Com isso Foz do Iguaçu garantiu uma boa recuperação da imagem como destino turístico.

A cidade também se reposicionou como destino voltando a trabalhar no mercado argentino, aproveitando a recuperação na economia do país vizinho. Além disso foram desenvolvidas várias ações na Europa. A estimativa é que 65% dos turistas que visitarão Foz do Iguaçu durante o fim de semana da Páscoa sejam argentinos.

A volta dos turistas à Foz nos últimos três anos, teve um aumento significativo a partir do segundo semestre de 2003. A tendência vem se mantendo em elevação, batendo recordes no número de visitantes.

Essa boa fase fez com que  os cerca de três mil empregos temporários criados no final do ano passado nos setores de hotéis, restaurantes e similares, continuem mantidos. Muitos desses funcionários foram efetivados nas empresas.

Segundo o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Foz do Iguaçu, além da ocupação de 95% dos hotéis de quatro e cinco estrelas, os hotéis de duas a três estrelas já estão com 75% das reservas fechadas. Os meios de hospedagem menores, que não trabalham com venda antecipada de pacotes, também deverão registrar um bom movimento.

No Parque Nacional do Iguaçu a expectativa é que essa semana o número de visitantes chegue a 35 mil. ?Isso porque o movimento será diluído?, segundo o gerente da Cataratas S/A, Wádis Benvenutti. Ontem (segunda, 5) foi feriado na Argentina com o governo decretando ponto facultativo antes do feriado da sexta-feira Santa.

Em função disso houve um aumento no total de visitantes. No ano passado, nos três dias do feriado de Páscoa, a cidade recebeu 19,8 mil turistas. Para essa semana, a expectativa é que o movimento seja 30% a mais que 2003.

Nos três primeiros meses desse ano o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 265 mil turistas, contra 193 mil no mesmo período do ano passado, aumento de 36%. São 71 mil visitantes a mais que passaram pelas Cataratas do Iguaçu. De acordo com Wádis Benvenutti, se a média se mantiver o PNI deve receber esse ano um milhão de visitantes.

Voltar ao topo