Hospital Erasto Gaertner conquista prêmio centífico

O Serviço de Cirurgia Abdominal do Hospital Erasto Gaertner foi premiado nacionalmente pelo estudo “Resposta de fase aguda na Síndrome de Muir-Torre”. A premiação aconteceu durante a XIII Assembléia Cirúrgica, evento realizado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

O Erasto Gaertner foi, em âmbito nacional, a instituição que maior numero de trabalhos apresentou (15), de um total de 85 trabalhos levados ao evento. Deste universo de pesquisas, apenas dez foram selecionados para a grande final. Destes, três pertencem à equipe do Erasto Gaertner.

Além do trabalho premiado, foram selecionados os estudos “Validação dos parâmetros de impedância corporal total em pacientes com neoplasias malignas abdominais” e “Complicações e letalidade hospitalar da esofagectomia com linfadenectomia em dois campos: estudo de 132 casos”.

O estudo premiado foi apresentado pela residente Janicelli Blanca Hablich. O estudo acompanha uma família (25 pacientes) com uma síndrome hereditária diagnosticada no Hospital Erasto Gaertner, proporcionando tratamento dos integrantes da família com câncer e dando possibilidade de prevenção nos indivíduos mais jovens da família que ainda não desenvolveram neoplasias. Associado a este acompanhamento rigoroso foi realizado estudo clinico, laboratorial e genético.

O destaque alcançado pelo serviço de Cirurgia Abdominal do Hospital Erasto Gaertner, chefiado por Massakazu Kato, se deve a estruturação implantada há dois anos, onde Flavio Daniel Saavedra Tomasich controla a produção de novos trabalhos e Luiz Antonio Negrão Dias coordena a parte estatística e de controle de qualidade dos mesmos.

Voltar ao topo