Hospital Comunitário começa a funcionar em setembro

A Secretaria de Estado da Saúde vai resolver definitivamente o impasse que envolvia o Hospital Comunitário Santo Antônio, em Santo Antônio da Platina, que estava pronto mas não havia entrado em funcionamento. A partir do início de setembro, data indicada pelos gestores do hospital, a nova estrutura passará a funcionar em conjunto com o antigo hospital Nossa Senhora da Saúde, que já existe há cerca de 50 anos na cidade.

A nova estrutura de atendimento, proposta pela Secretaria da Saúde e acatada pelos gestores dos hospitais e pela prefeitura, fará com que ambos os hospitais passem a operar em conjunto. Com a nova sistemática organizada pela Secretaria, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico, cirurgias e internações passarão para o novo hospital. Por sua vez, na estrutura do Nossa Senhora da Saúde passará a funcionar o Centro de Hemodiálise, Pronto Socorro, ambulatório de pequenas cirurgias e internações de até 24 horas. “Com esta organização conseguimos otimizar e melhorar a oferta de atendimento para a população, além de resolver um impasse que já se arrastava há dez meses”, disse o diretor de Sistemas de Saúde da Secretaria, Gilberto Martin. Os funcionários do Nossa Senhora da Saúde também irão a trabalhar para o Hospital Comunitário Santo Antônio, que passará a ter dez leitos de UTI.

Além desta nova estrutura de atendimento, novos serviços passarão a funcionar no município, que assumiu o compromisso com a Secretaria da Saúde de instalar, no antigo hospital, um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) e também a estrutura física do Programa Saúde da Família (PSF), que até o momento não existe no município. “Conseguimos resolver o problema do hospital, melhorar o atendimento à população e aumentar o número de serviços de saúde ofertados para Santo Antônio da Platina”, disse o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.

Até o final da próxima semana, os gestores do hospital deverão apresentar para a Secretaria uma lista de insumos médicos necessários para que o hospital entre em funcionamento. Além de fornecer esses materiais a Secretaria da Saúde fará o adiantamento de um mês das Autorizações de Interações Hospitalares (AIH´s), que passarão do antigo hospital para o novo, para garantir o atendimento integral à população.

Na semana passada a Secretaria reuniu-se com o prefeito de Santo Antônio da Platina, Flávio Maiorky, com a presença da 19ª Regional de Saúde, Associação Médica da Cidade, Associação de Proteção à Maternidade à Infância (APMI), representantes da Câmara de Vereadores, entre outras autoridades para discutir o problema.

Neste encontro foi proposta a solução que agora está sendo colocada em prática, que foi referendada por todos os presentes. “Com esta solução vamos resolver o problema de um erro de planejamento da gestão anterior, de instalar uma estrutura avançada em um local que não precisava de dois hospitais, mas sim de uma reforma do que já existia”, disse Martin.

A construção do Hospital Comunitário Santo Antônio foi iniciada em 1998 e finalizada há cerca de 10 meses. É de propriedade da APMI e foi feito em parceria com a prefeitura, que deveria contratar os funcionários para trabalhar na instituição, mas não o fez. A partir da constatação do problema a Secretaria da Saúde iniciou estudos para resolver o impasse e oferecer à população, além do hospital, outros serviços de atenção à saúde.

Voltar ao topo