Holanda confirma favoritismo e avança na ponta do Grupo E

Foto por: Rodger Bosch

A Holanda confirmou que é uma das favoritas ao título e avançou nesta quinta-feira às oitavas de final da Copa do Mundo como líder do Grupo E, ao derrotar a seleção de Camarões por 2 a 1.

A Laranja Mecânica chega às oitavas com 100% de aproveitamento, pois antes de bater Camarões fez 2 a 0 na Dinamarca e 1 a 0 no Japão.

No outro jogo de hoje pelo Grupo E, em Rustemburgo, os japoneses venceram os dinamarqueses por 3 a 1 e ficaram com a segunda vaga.

Os holandeses jogam agora na segunda-feira, contra a Eslováquia, que ficou em segundo no Grupo F. As duas seleções europeias se enfrentam em Durban.

O jogo no Green Point desde o início foi o encontro de uma seleção já classifiada e outra já eliminada, mas Camarões queria um ponto pelo menos, só para calar os críticos, que com toda razão a fritaram em óleo quente pelo péssimo desempenho. A Holanda não teve dó nem piedade e deixou os africanos com o mesmo orgulho ferido com que entraram em campo. Foi superior em todo o jogo, pois os africanos só acordaram lá pelos 20 minutos do segundo tempo.

A Laranja abriu o placar aos 36 minutos do primeiro tempo: Van Persie, após bela tabela com Van der Vaart, bateu na saída de Souleymanou.

O empate saiu aos 20 minutos do segundo tempo, por Samuel E’too. O ídolo africano cobrou pênalti no canto direito do gol holandês, sem a menor chance de defesa, após Van der Vaart levantar o braço e tocar a bola na barreira em cobrança de falta de Geremi.

Os holandeses fecharam com chave de ouro essa primeira fase aos 38 do segundo tempo. Em sua primeira jogada em campo, Robben recebeu no contra-ataque, cortou para o meio e acertou a trave de Souleymanou, para Huntelaar aproveitar o rebote e bater para o gol vazio.

Holanda agora pega a Eslováquia na segunda-feira, enquanto o Japão joga no dia seguinte, contra o Paraguai. Camarões volta para casa como a seleção africana que mais jogos de Copa do Mundo disputou até hoje. Foram 20.