Foto por: Carl de Souza

continua após a publicidade

Na Dinamarca, o zagueiro da Fiorentina Per Kroldrup deverá entrar no lugar do suspenso Simon Kjaer. A surpreendente campeã europeia de 1992 já chegou às oitavas no Mundial do México-1986, às quartas na França-1998 e, mais uma vez, passou para a segunda fase na Copa da Coreia do Sul/Japão-2002.

Na Cidade do Cabo, a Holanda joga quase para cumprir tabela com o objetivo de assegurar a primeira colocação do grupo E com a intenção de enfrentar um adversário teoricamente mais fraco nas oitavas de final, embora o destino possa colocar no caminho da ‘Laranja’ a indesejada campeã mundial Itália.

Vencer 3 de 3 partidas é outro estímulo para manter a motivação, sugeriu o treinador holandês Bert Van Marwijk, embora com apenas um ponto consiga assegurar a primeira colocação da chave.

continua após a publicidade

“Quando conseguirmos a classificação para a fase seguinte, com certeza, já poderemos pensar no que vem. Apesar disso, levo a partida contra Camarões muito a sério porque é um confronto em que a equipe deve mostrar que aprendeu. Queremos melhorar em cada partida”, disse o treinador, exigindo mais.

O técnico holandês também espera ver em ação e em boa forma a sua estrela Arjen Robben, que parece recuperado de um estiramento na coxa esquerda.

continua após a publicidade

“Quero jogar. Preciso de minutos de jogo para recuperar meu ritmo”, disse Robben, que indicou ter passado por um “martírio” para conseguir se recuperar a tempo.

Já Camarões quer sair de cabeça erguida e com “dignidade”, depois de perder duas vezes e de ter sido o primeiro eliminado do torneio, quando seu astro Samuel Eto’o prometia que os ‘Leões Indomáveis’ podiam chegar à final e ser campeões.