Há pessoas que acreditam que não há personagens interessantes no esporte. A atividade física não permitiria que personalidades diferenciadas fossem construídas com muita transpiração e ?pouca? inspiração. Mas um catarinense de 32 anos mostrou ser um protagonista da história recente do País.

continua após a publicidade

Gustavo Kuerten, que ao ser eliminado do torneio de tênis de Roland Garros, na França, deu mais um passo rumo à sua despedida definitiva das quadras, é fundamental na compreensão da sociedade brasileira nos últimos dez anos. A atitude de ?garotão? do tenista criou uma geração de apaixonados pelo esporte e de jovens que optaram pelo tênis em detrimento do futebol, do vôlei ou do automobilismo.

Kuerten, neste seu circuito de despedida, também mostrou a grandeza do ser humano, acima do tenista. Quando se fala em ?mais simpático?, automaticamente se lembra dos concursos de misses, quando se elegia aquela que não era nem a mais bonita nem a mais inteligente como a ?miss simpatia?.

Guga, como o mundo aprendeu a chamá-lo, uniu capacidade, coerência e alegria para criar sua personalidade no esporte mesmo quando era o melhor tenista do mundo, não perdeu o jeito de ?manezinho da Ilha?, como chamam os naturais de Florianópolis. Cativou crianças, obteve o respeito e a admiração dos adversários, nunca teve arengas com jornalistas e passou doze anos no circuito do tênis como se fosse uma grande brincadeira, mas  jogando com seriedade.

continua após a publicidade

Conquistou títulos, ganhou amigos e dinheiro, só que permaneceu com o mesmo núcleo – sua mãe, seus irmãos (um deles recentemente falecido) e o técnico Larri Passos. Com eles começou a ganhar, com eles encerrou a carreira. E com eles seguirá sua trajetória, ajudando crianças carentes. E só parou porque seu corpo, calejado com várias cirurgias, não permitia mais o ritmo do tênis moderno. Poderia continuar, tentou, mas reconheceu suas limitações e termina seu ciclo profissional como um gigante, aplaudido de pé em Paris por um público que não deixará de admirá-lo.