Hélio Costa apresentará memorando sobre TV Digital assinado com Japão

Brasília ? O ministro das Comunicações, Hélio Costa, deve apresentar ao presidente Lula, hoje (18) ou amanhã (19), um relatório sobre a viagem ao Japão e o memorando assinado com os japoneses em torno da implementação do Sistema Brasileiro de TV Digital. A previsão é do próprio ministro.

Segundo ele, também irão ao encontro com o presidente os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. Ambos participaram da viagem e das negociações com os empresários e representantes do governo japonês.

"Vencemos uma etapa e agora a decisão depende do presidente Lula", disse hoje (18) Hélio Costa, no Congresso, após uma reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros, onde o processo de implementação da TV Digital também foi debatido.

De acordo com o ministro das Comunicações, existe disposição muito grande dos japoneses de participar dessa nova fase da tecnologia no Brasil. "O que nós queríamos, obtivemos, que foi o comprometimento do governo japonês com as iniciativas das empresas japonesas no Brasil", destacou Hélio Costa.

O memorando assinado no dia 13 de abril diz que, "no caso de o governo brasileiro decidir implementar o SBTVD baseado no padrão ISDB-T, o Brasil e o Japão cooperarão para criar um sistema nipo-brasileiro de televisão digital".

O governo japonês se comprometeu a promover a transferência de tecnologia relacionada ao padrão ISDB-T, apoiando as empresas japonesas em trabalhos no Brasil. Em um centro de desenvolvimento a ser formado no país, os japoneses receberiam engenheiros brasileiros para treinamento com a colaboração de emissões japonesas e fabricantes no Japão.

No entanto, o governo brasileiro ainda não anunciou qual será o sistema digital adotado para substituir a TV analógica, presente hoje em todo o país. Os debates se dividem entre os defensores do padrão europeu de TV digital, chamado de DVB, o padrão japonês, o ISDB e o americano, o ATSC. Segundo informações do Ministério das Comunicações, o processo de transição entre os dois formatos levaria pelo menos dez anos.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.