HC lança campanha contra o desperdíciio das doações

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Clínicas (HC), em Curitiba, está lançando uma campanha contra o desperdício das doações. Por mês, cerca de 20% – equivalente a 60 litros – dos 300 recebidos, em média, são jogados fora devido à contaminação pela falta de higiene na hora da mãe tirar o leite do peito. Essa quantidade daria para alimentar, com folga, dez bebês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neo-Natal.

A coordenadora do banco, Maria Celestina Bonzanni, explica que o BLH é um dos bancos que mais recebem leite materno do Brasil. A quantidade desperdiçada é equivalente à produção total da maioria dos bancos. ?Nós não podemos apenas pedir mais leite. Temos que corrigir essa deficiência?, comenta.

Ela informa que as funcionárias do setor explicam sobre a doação e orientam como deve ser a retirada do leite às mães que estão internadas no HC e àquelas que ligam para o serviço procurando ajuda para amamentar corretamente. O esgotamento – termo médico para a coleta – pode ser feito em casa, inclusive com a ajuda de profissionais do HC, ou no próprio hospital. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo