Maratona de tecnologia

Hackathon termina em pizza e em clima de muita competividade

Equipes que participaram e trabalharam no maior evento Hackathon do país (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Empreender - Tribuna Em clima de muita competição, mais de 200 jovens empreendedores e 150 mentores passaram 36 horas consecutivas reunidos no Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, participando do maior Hackathon – maratona de tecnologia – do Brasil. Durante este tempo foram consumidos 1,8 mil pedaços de pizza e mais de 1 mil latas de energético. Tudo para deixar a moçada ligada na maratona, que entre outros prêmios, promete levar a equipe vencedora para uma visita técnica ao Centro de Inovação e Polo Tecnológico da Universidade de Pisa, na Itália.

Equipe vencedora apresentando o trabalho para os mentores. Prêmio é uma viagem à Itália (Foto: Raquel Tannuri Santana).
Equipe vencedora apresentando o trabalho para os mentores. Prêmio é uma viagem à Itália (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Em primeiro lugar venceu a equipe Presságio, que propôs a instalação de um conjunto de sensores que, caso caia a energia, a central é avisada. Em segundo ficou a equipe 25 Systemns, que propôs um sistema de monitoramento de radiofrequência que evita gastos com deslocamentos desnecessários ou chamadas improcedentes. Cada um ganhou um celular. E em terceiro lugar ficou a equipe Neo Energy Efficient, que ganhou brindes.

Com a missão de desenvolver soluções para o setor de energia, os jovens de diversos estados trabalharam em equipes e ficaram “acampados” no Expotrade para desenvolver e apresentar soluções para quatro desafios: “relacionamento inteligente com o consumidor”; “energia inteligente”; “operação e automação inteligente de redes de distribuição” e “soluções para cidades e instalações inteligentes”. As equipes foram divididas em cores: amarelo, azul, vermelho e preto.

Maratona de 36 horas seguidas deixou muita "gente" cansada (Foto: Raquel Tannuri Santana).
Maratona de 36 horas seguidas deixou muita “gente” cansada (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Com a mentoria de mais de 150 especialistas, as equipes tiveram 36 horas para desenvolver e apresentar seus projetos. A maratona que entrou pela madrugada e terminou na noite de hoje, foi encerrada com show do humorista Diogo Portugal.

Os projetos concluídos foram selecionados por uma comissão julgadora, levando-se em conta a criatividade, originalidade, utilidade prática e possibilidade de implementação. Os dois melhores trabalhos de cada desafio foram selecionados como finalistas e passaram para a segunda fase que escolheu as oito melhores.

Prêmios

A equipe campeã vai ganhar, entre outros prêmios, uma viagem para a Itália, com visitas técnicas a empresas inovadoras. Cada integrante da equipe que conquistar o segundo lugar vai ganhar, entre outros prêmios, um smartphone Quantum de última geração.

Todos os participantes que apresentaram seus projetos também serão contemplados com uma inscrição para o SENDI 2016 e um ingresso para jantar e show com a banda Titãs, no dia 9 de novembro, em Curitiba.

O Hackathon SENDI 2016 marca o início das atividades do maior evento de distribuição de energia elétrica da América Latina – o SENDI 2016, que reúne representantes das maiores distribuidoras de energia públicas e privadas, do Brasil e exterior, para a apresentação de novas tecnologias, relacionamento de negócios, debate sobre novas tendências e integração entre os profissionais

Hackathon em números

  • Mais de 200 participantes
  • 150 mentores
  • 36 horas de maratona
  • 140 barracas
  • 1,8 mil pedaços de pizza
  • 1 mil latas de energético
  • Mais de 300 dispositivos móveis

 

SENDI 2016 

Duas mil lideranças do setor de distribuição de energia elétrica são esperadas para o SENDI 2016 – XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, que acontece de hoje até o dia 10 de novembro, no ExpoTrade. A cerimônia de abertura acontece amanhã, às 19h30, com a presença do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, do presidente da Copel, Luiz Fernando Leoni Vianna, do presidente da ANEEL, Romeu Rufino, do presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, do governador Beto Richa, e representantes das principais concessionárias de energia do país.

Considerado o maior evento do segmento na América Latina, o SENDI 2016 é palco da apresentação de novas tecnologias, relacionamento de negócios, debate sobre novas tendências e integração de lideranças nacionais e internacionais. Composto por painéis com debates e apresentação de trabalhos técnicos, o encontro promovido pela Abradee e coordenado pela Copel centraliza a programação em quatro eixos: inovação, ética, gestão regulatória e clientes. O debate passa também pela diversificação de fontes de geração de energia frente à crescente demanda nacional por energia, por meio de fontes alternativas e renováveis, como a geração eólica. Nesta edição, 776 trabalhos técnicos também foram inscritos, dos quais 200 foram selecionados para serem apresentados em sessões técnicas e 80 em formato de pôster.

Mais informações e inscrições pelo site.