Há fundamentos para impeachment, afirma FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse ontem que as irregularidades cometidas por petistas no governo justificariam o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em palestra sobre ?Ética e Cidadania? em São Paulo, FHC afirmou que o impeachment de Fernando Collor foi fruto de corrupção isolada, promovida por ?alguém que não era do governo?, e que o quadro político brasileiro, ?que já era horrível?, piorou na administração atual ao disseminar a corrupção ?por um conjunto de pessoas, ministros do governo, formando uma cadeia?.

O tucano aproveitou a entrevista de Lula ao Jornal Nacional, da Rede Globo, há duas semanas para cutucar os petistas. Na ocasião o presidente disse pela primeira vez ter sido o responsável pela demissão dos ex-ministros José Dirceu (Casa Civil) e Antonio Palocci (Fazenda), o que contraria versões oficiais. ?Não por acaso hoje ou ontem, quando seja, o presidente da República diz: ?Eu demiti os meus ministros.? Devia ter demitido. Mas não demitiu. E ao não demitir, admitiu. E ao demitir tem que ser responsabilizado.

FHC admitiu que parte da atual crise pode ser atribuída ao ?atual sistema (político) irresponsável, que precisa ser combatido?, mas afirmou que há a ?questão de polícia e de tribunal?. ?É uma situação que pode terminar em crise?, prosseguiu. ?Aconteceu isso na Venezuela, com a eleição de Hugo Chávez?, exemplificou. ?Temos que evitar que isso aconteça. É um caminho de crise institucional.

Para o ex-presidente, falta ?um curto-circuito?, ?alguém que grite ?basta? com força?, para mobilizar a sociedade e fazê-la reagir. ?Alguém que dê nome aos bois e se arrisque.? Foi aplaudido ao citar o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-SP) – que denunciou o mensalão -, classificando-o de ?exemplo banal?. ?É preciso ter coragem e dramatizar. Está faltando o dramatizador?, disse, isentando-se desse papel por não estar disputando as eleições.

O evento contou com a presença de José Serra, candidato tucano ao governo. União Paulista pela Ética e Cidadania assumiu a organização, mas ninguém soube dizer os custos e quem o bancaria.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.