Guardian: Lula tem sua melhor chance de tornar-se presidente

O jornal britânico ?The Guardian? destaca em reportagem publicada hoje a longa liderança nas pesquisas de intenção de voto do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o jornal, que tradicionalmente apóia os trabalhistas na Grã- Bretanha, Lula moderou seu discurso, reformulou o PT para ?torná-lo mais elegível? e tem agora sua melhor chance de se tornar presidente do Brasil. O País, acrescenta, ?é a quarta democracia mais populosa do mundo e sua economia é observada de perto pela comunidade internacional.?

A reportagem destaca o programa do PT lançado esta semana, no qual o partido abandonou muitas de suas propostas anticapitalistas e prometeu ?honrar os pagamentos de dívidas e manter as atuais medidas de controle inflacionário.? Apesar disso, o Guardian cita a turbulência que a potencial vitória de Lula tem provocado nos mercados financeiros brasileiros, depois que as agências de risco rebaixaram a classificação do País. Segundo o jornal, Lula, ?o grande homem ?do quase? da esquerda sul-americana?, está sendo apoiado  por uma oposição dividida e pela campanha pouco eficiente do candidato governista, José Serra (PSDB).

O Guardian ponderou, entretanto, que a campanha de Serra na televisão terá duas vezes mais tempo que a de Lula. Segundo o jornal, a campanha começa de fato no próximo mês com a propaganda gratuita na tevê. ?O poder da televisão é enorme no Brasil, onde a população é desigual e tem baixos níveis de instrução?, diz.

Voltar ao topo