Guarda Municipal recebe sete novas viaturas para proteção ao transporte coletivo

A partir desta segunda-feira (16), a Guarda Municipal de Curitiba contará com mais sete viaturas para fazer o patrulhamento do transporte coletivo de Curitiba, fechando um total de 15 veículos utilizados no serviço. A solenidade de entrega dos carros acontecerá às 11h no pátio da Secretaria Municipal de Administração, na rua Quari, 319, bairro São Francisco, com a presença do secretário de Administração, José Richa Filho, da Defesa Social, Itamar dos Santos, e do presidente da URBS, Paulo Schmidt.

O reforço na vigilância das principais estações-tubo e terminais de ônibus faz parte das medidas emergenciais que estão sendo tomadas em conjunto pela Prefeitura e pela Polícia Militar (PM) para melhorar a segurança no transporte coletivo de Curitiba.

Nas próximas semanas será criado um grupo especial da Guarda Municipal de proteção ao transporte. Serão convocados cerca de 150 agentes, já aprovados em concurso público, que receberão treinamento especial na academia de formação da Polícia Militar. A PM também vai intensificar as operações de flagrante contra atos de vandalismo e criminalidade, com policiais do serviço reservado atuando à paisana nos terminais e ônibus da cidade.

O Ministério Público do Paraná também foi chamado pelo presidente da URBS para participar do trabalho de combate à violência no transporte coletivo. A Prefeitura quer o apoio dos promotores para investigar os responsáveis pela organização dos atos de vandalismo. Já foram detectadas várias páginas de internet e comunidades virtuais onde são incitadas e organizadas manifestações de ataque ao patrimônio público, como invasões de ônibus e depredações. "Não podemos aceitar que o passageiro que depende do ônibus para trabalhar, para mandar os filhos para a escola, vire refém da violência. Precisamos recuperar a segurança no transporte coletivo", disse Schmidt.

Voltar ao topo