Guarda Municipal de Curitiba é exemplo de bom atendimento ao cidadão

O prefeito Cassio Taniguchi afirmou que a Guarda Municipal é um exemplo de mudança do conceito no atendimento da população de Curitiba. "A maior prova dessa transformação é a busca contínua de informações de outras cidades brasileiras sobre o trabalho da corporação", disse o prefeito durante a solenidade de formatura de 38 novos guardas, terça-feira à noite, no Salão de Atos do Parque Barigui. Os novos guardas municipais começaram a atuar nesta quarta-feira.

Cassio foi o patrono, cabendo ao secretário municipal da Defesa Social, Sanderson Diotalevi, o nome da turma. Os formandos escolheram como paraninfo o diretor da Guarda Municipal, Gilberto Ramos de Oliveira.

Falando durante a solenidade, o prefeito destacou o trabalho desenvolvido pelo secretário da Defesa Social e lembrou a responsabilidade que cabe à corporação, "especialmente num momento em que se fala tanto em segurança".

Fazendo uma análise dos oito anos de mandato, o prefeito disse que se sente gratificado. "Não fizemos ícones e nem monumentos; construímos consciência e tratamos bem a população. Todo esse gerenciamento gerou respeito", acrescentou.

Já o secretário da Defesa Social ressaltou que em seus dois mandatos, Cassio fez uma escola de gestão. "O prefeito olhou para toda a cidade e deixou para os curitibanos uma palavra chamada amor", concluiu.

A solenidade, com a participação do Coral da Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp) e da Banda Lyra de Curitiba, contou também com a presença do capitão Jorge Luiz Venceslau Barros, comandante da 5ª Companhia da Polícia do Exército, representando a 5ª Região Militar/Divisão do Exército. Também estiveram presentes o superintende da Secretaria Municipal da Defesa Social, Carlos Celso dos Santos Junior, professores e instrutores que aturaram no curso de formação dos novos guardas, além de familiares.

O orador oficial da turma foi o formando Arnaldo José Serra e coube a Ricardo Deverson do Carmo o juramento. A primeira colocada, Fernanda Gonçalves Marcola Franzes, teve seu distintivo colocado pelo prefeito Casso Taniguchi.

Atendimento

Esse é o segundo grupo oriundo de concurso público promovido pela Prefeitura em 2003. O primeiro grupo, com 113 guardas, passou a atender a população em abril de 2004.

Os 38 novos guardas participaram de um curso de formação técnico-profissional ministrado na Academia da Guarda, localizada no Núcleo de Proteção ao Cidadão do Parque Barigui. O curso, com 440 horas-aula, teve a duração de quatro meses.

A formação dos novos guardas incluiu uma série de matérias, visitas e treinamentos. São cinco disciplinas: técnicas operacionais, cultura jurídica, comunicações, relações humanas na defesa social e atuação comunitária. O curso foi coordenado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos e pelo Instituto Municipal da Administração Pública (Imap).

A nova turma, que se junta aos 1.267 guardas, garante proteção de bens, serviços e instalações do município, como praças, parques, bosques, escolas, unidades de saúde e terminais de transportes. A corporação está presente em 434 postos de serviço fixos e em mais de 1.800 pontos de atuação.

Voltar ao topo