Guarda do Centro vai prestar segurança e atender os turistas

Os guardas municipais que atendem a área central de Curitiba vão assumir novas funções. Além da segurança, trabalhando integrados com a Polícia Militar, os guardas estarão capacitados a prestar informações à população e a turistas.

Trata-se do projeto Guarda Municipal do Centro que integra o plano de ação para os primeiros 180 dias da gestão do prefeito Beto Richa. A Guarda Municipal do Centro contará com um efetivo inicial de 160 homens. "Vamos investir no treinamento da Guarda", afirma o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos.

Ele lembra que além de estarem preparados para atuação na área de segurança, é importante que os guardas municipais também orientem a comunidade e os turistas que visitam a cidade. Existe, inclusive, projeto de aprenderem inglês e espanhol.

O primeiro passo é o curso sobre turismo e informações gerais de Curitiba que guardas farão ainda neste mês. O treinamento será dado por técnicos da Secretaria Municipal de Turismo. Os guardas também visitarão os pontos turísticos da cidade.

"Esta é uma ação que a Prefeitura desenvolve em benefício dos turistas que chegam à cidade e também da própria população", diz o secretário municipal do Turismo, Luiz de Carvalho. Ele considera "uma iniciativa eficiente" o projeto da Guarda Municipal do Centro. Carvalho afirma que o trabalho facilitará a vida dos turistas que terão, em vários pontos, pessoas capacitadas para orientá-los sobre a cidade, principalmente sobre a localização dos locais mais atrativos para visitas.

Nas praças

Enquanto é preparado o grupamento que vai atuar no centro da cidade, guardas municipais já estão fazendo rondas nas praças Rui Barbosa e Osório. Eles atuam em duplas, das 7 às 21 horas. A presença da Guarda Municipal nas duas praças, além do Passeio Público, onde as rondas iniciaram há algum tempo, libera os policiais militares para atuação em outras áreas.

Além disso, os guardas municipais estão participando de um curso especial sobre técnicas de abordagem. O treinamento irá até o dia 22 deste mês na Academia da Guarda Municipal, no Parque Barigüi.

Com um efetivo de 1.316 pessoas, a Guarda Municipal atua na proteção de bens, serviços e instalações do município como praças, parques, bosques, escolas, unidades de saúde e terminais de ônibus. Ela está presente em 434 postos de serviço fixos e em mais de 1.800 pontos de atuação.

Junto com a Comissão da Defesa Civil Municipal, a corporação trabalha na prevenção e ajuda à população em casos de adversidades climáticas ou problemas decorrentes de acidentes que coloquem em risco a comunidade. Combate também pichação na cidade, em conjunto com as polícias Civil e Militar do Estado.

Voltar ao topo