Guaraqueçaba será revitalizada para o turismo

O governador Roberto Requião anunciou um amplo plano de revitalização do município de Guaraqueçaba, que inclui a recuperação de sua arquitetura histórica, programa de pesca turística, melhoria no acesso ao município, a construção de um hospital e a retirada, pela Sanepar, do sistema de tratamento de esgoto anaeróbico implantado pelo governo anterior na praça central da cidade. "Vamos criar um fundo para recuperar a cidade, valorizar nossa população caiçara e promover o turismo local", enfatizou.

O anúncio foi feito na reunião semanal desta terça-feira (08) com o secretariado estadual e que teve a participação dos prefeitos dos municípios litorâneos. Na reunião foi feito o balanço geral da atuação de 14 secretarias estaduais na Operação Viva o Verão, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, no litoral e na Costa Oeste do Estado.

A proposta para Guaraqueçaba deve ser imediatamente discutida com o ParanáCidades. "Quero restabelecer ainda o fundo de recuperação das fachadas históricas de Antonina e propor ações para revitalizar seu potencial turístico", disse o governador. A transmissão pela TV Paraná Educativa do carnaval da cidade, um dos mais tradicionais do Estado, foi citado por Requião como um exemplo dessa preocupação em valorizar o litoral paranaense. Foram sete horas de transmissão ao vivo do mais antigo carnaval do país. "Um carnaval que tem sua tradição baseada na cultura indígena, o que o difere da tradição afro da maioria das festas carnavalescas do Brasil", disse.

Saneamento

No balanço das ações da Sanepar na Operação Viva o Verão, o presidente da empresa, Stênio Jacob, disse que a conclusão das obras do sistema de abastecimento de água nos municípios litorâneos permitiu devolver o conforto e a tranqüilidade aos moradores e veranistas. "Não faltou água nem nos períodos de pico, como festas de fim de ano e do carnaval", disse. Foram R$ 40 milhões investidos na ampliação do tratamento de água e R$ 70 mil em sistema de esgoto.

Jacob anunciou ainda a conclusão de diversas obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgotos no litoral. "Desde 2002, já ampliamos esse atendimento de uma média de 14% para 52% no litoral", afirmou. Em Guaraqueçaba, 100% da população urbana é recebe água tratada, e Morretes o índice de atendimento com sistema de esgoto saltará de 11% para 85%, com o término das obras previsto para este semestre. "São municípios que se comparam às cidades de primeiro mundo", ressaltou o governador.

Jacob fez um apelo aos prefeitos presentes para que participem do esforço em promover ligações na rede de coleta de esgotos, aproveitando que a taxa de ligação teve redução de cerca de 88%. "A Sanepar se coloca como parceira das prefeituras para atender a população mais pobre", disse o presente da empresa. 

Voltar ao topo