Grupo de dança ?Há mais Um? se apresenta no Espaço Cultural BRDE

O espetáculo de dança ?Inspiração a Dois? vai ser a atração do Espaço Cultural BRDE neste sábado (5) às 15h. Com direção, concepção temática e coreografia de Julio Silveira, o grupo ?Há Mais Um? foi formado especialmente para essa apresentação a ser feita no Palacete dos Leões, em Curitiba, e que contou com o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Os dançarinos Andréa Serrato, Deborah Atherino, Julio Silveira, Rogerio Halila, integrantes da companhia, tiveram inspiração no movimento musical Tropicália, principalmente nos discos de Caetano Veloso.

Essa influência surgiu de pesquisas realizadas pelo grupo sobre arte e cultura brasileira contemporânea. Outros grandes nomes que serviram de referência foram Darcy ribeiro, na área de Ciências Humanas, e Glauber Rocha e Rosemberg Cariry, no cinema. Da Literatura encontram-se fortes tendências do Neocentrismo e a criação de cordel.

Inspiração na Cidade

Além da pesquisa teórica realizada, os integrantes visitaram diversos pontos da cidade em busca de referências artísticas da cultura brasileira do século 20. Os artistas estiveram em locais que não são notados no dia-a-dia. A partir daí surge o enfoque na cultura de massa, no Multiculturalismo e nas categorias profissionais invisíveis como lixeiros, caminhoneiros, serviços gerais.

O espetáculo, considerado itinerante, é adaptado para cada espaço onde se apresenta. Trata-se de uma concepção única que se adapta a cada situação. No Palacete dos Leões, será exibida uma performance com movimentos extraídos de dois quadros do espetáculo integral, com uma palestra sobre o assunto.

Júlio é curitibano, estudou Teatro com Paulo Exlácio e Sandra Zugman, no Centro de Criatividade, cursou danças Clássicas do Teatro Guaíra, e formou-se em dança pela Unicamp. O espetáculo com cenário e figurino de Cristina Conde, iluminação de Nadja Naira e pesquisa musical de Luis Otávio de Almeida e Ary Giordani estará aberto ao público com entrada franca.

Voltar ao topo