Grevistas do INSS adiam resposta ao governo e greve continua

A greve dos funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa 14 dias e, mais uma vez, o comando nacional do movimento adiou a resposta ao governo sobre a proposta de reajuste salarial apresentada na semana passada. O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Distrito Federal, João Torquato, garantiu que, hoje à tarde, o comando da greve estará reunido em Brasília e todos os líderes do movimento nos estados vão se manifestar a respeito da proposta. ?Dessa forma, somente amanhã (5) nós teremos fechado um posicionamento. A perspectiva é de que a greve seja mantida?, afirmou.

A proposta do governo para encerrar a greve foi entregue na quinta-feira passada (29) e está em avaliação pelos servidores do INSS. O documento apresenta um novo projeto de lei para alterar a Lei 10.855/04, aprovada após o acordo da greve do ano passado. A expectativa do Ministério da Previdência Social é receber uma resposta dos servidores do Instituto até amanhã (4).

O ministério informou que a greve do INSS atinge 15,83% das 1.099 agências da Previdência em todo o país, sendo que 19,36% dos servidores aderiram à paralisação. De acordo com o último levantamento da Diretoria de Recursos Humanos do INSS, 69,25% das agências funcionam normalmente e 14,92% estão em funcionamento parcial.

Segundo João Torquato, o que a categoria quer é que o governo atenda, na íntegra, o conjunto do Termo de Acordo. Entre as reivindicações estão o aumento dos percentuais de gratificação de desempenho de 60% para 80%, a revisão da paridade entre os servidores da ativa e os inativos, além da avaliação de desempenho institucional e coletiva, a incorporação de todas as gratificações, a inclusão dos servidores na carreira do Seguro Social e o retorno do excedente do PCCS de 47,11% como vantagem pessoal e não judicial.

Em Brasília, três agências de atendimento da Previdência Social estão funcionando para atender beneficiários que queiram pedir auxílio doença ou fazer perícia médica. O atendimento nas agências do Setor Bancário Norte, da 514 Sul e da cidade-satélite do Gama está sendo feito por funcionários que não aderiram à greve. Outros serviços, como pedido de aposentadoria e salário maternidade para contribuintes individuais, estão suspensos até o fim da greve.

Voltar ao topo