Um grupo de ativistas do Greenpeace promoveu manifestação na noite de ontem, diante do prédio do Ministério de Ciência e Tecnologia, contra a “falta de segurança nuclear no Brasil” e a “falta de assistência às vítimas do césio em Goiânia”. Segundo o coordenador da Campanha de Energia do Greenpeace, Sérgio Dialetachi, “o governo brasileiro é negligente com a segurança nuclear”.

Os ativistas do Greenpeace denunciaram que, passados 16 anos do acidente com o Césio 137 em Goiânia (GO), as vítimas ainda estão sem a assistência devida. “A reivindicação deles é muito simples. O que eles querem é a reitivação da Fundação Leide das Neves e um tratamento médico digno”, disse o coordenador.

O Greenpeace ainda alertou que o Brasil é vunerável na fiscalização de fontes nucleares: “O governo brasileiro não consegue fiscalizar as mais de 30 mil fontes radiológicas que existem no território nacional.? Dialetachi disse que o Greenpeace recebeu denúncia de duas pessoas que se contaminaram em março, na Bahia. .

Hoje, ativistas do Greenpeace e vítimas do acidente nuclear de Goiânia terão reunião com o ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Eles reivindicam uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dialetachi avisou: “Se não recebermos uma resposta do governo brasileiro, as manifestações irão continuar.”
continua após a publicidade

continua após a publicidade