Greenpeace mostra vantagens da energia limpa

Integrantes da organização não governamental Greenpeace – de proteção ao meio ambiente – estiveram ontem em Curitiba para fazer o lançamento da expedição “Energia Positiva para o Brasil”, que visa à divulgação de fontes renováveis de energia, como o sol, biogás, biomassa, vento e pequenas centrais hidrelétricas.

A expedição teve início no último dia 5, na Praça da Sé, em São Paulo. A idéia da organização é percorrer 14 mil quilômetros, passando por 21 estados brasileiros. No dia 19 de dezembro, a expedição deve chegar à cidade de Belém, no Pará, encerrando suas atividades.

Para realizar a viagem, os integrantes do Greenpeace utilizam uma carreta movida a biodisel e óleos in natura. Ela transporta um contêiner de doze metros que abriga uma exposição multimídia sobre fontes de energia renováveis. Durante grande parte do dia, o contêiner esteve aberto à visitação pública. “Queremos mostrar à população o que são as fontes renováveis de energia e conscientizar as pessoas de que elas são altamente viáveis no Brasil”, comentou o coordenador da expedição, Sérgio Dialetachi.”Existem algumas fontes que podem ser utilizadas por grandes empresas e outras que podem ser adotadas nas casas de cidadãos comuns, gerando economia e contribuindo com a preservação do meio ambiente. Mas falta vontade política para que a energia limpa (não poluente e proveniente de fontes renováveis) passe a ter uma maior utilização”, concluiu.

Voltar ao topo