Greenpeace mantém protesto contra soja no Porto de Paranaguá

Ativistas do Greenpeace permanecem no Porto de Paranaguá, no Paraná, para impedir que navios transportando cereal transgênico embarquem soja paranaense. Este final de semana eles voltaram a protestar impedindo que o navio Global Wind carregasse 10 mil toneladas de soja convencional e completasse sua carga de soja transgênica, vinda da Argentina.

Devido ao impedimento, que atrasaria outros carregamentos, a direção do Porto emitiu uma ordem de serviço para que a embarcação cedesse a vez a outros navios, com prioridade de carregamento. Os ativistas do Greenpeace usam faixas pedindo o “Paraná Livre de Transgênicos”, e se acorrentam, a cada manifestação, às escadas de acesso aos equipamentos que transferem a soja do armazém para o navio.

Segundo a integrante do movimento, Mariana Paoli, eles vão esperar que o Governo Federal tome alguma providência para impedir esse tipo de operação. “É fundamental que a União proteja os interesse econômicos da maioria dos agricultores brasileiros que não plantaram transgênicos e garanta as vantagens comerciais do nosso país de não produzir transgênicos”, declarou.

Voltar ao topo