Grajew diz que objetivo é mobilizar 5 milhões de empresas

O diretor-presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, um dos pioneiros no País em aliar atividades empresariais a programas de inclusão social, afirmou que a meta da entidade é mobilizar de 4 a 5 milhões de empresas em todo o Brasil para o Projeto Fome Zero – uma das principais plataformas do novo governo. “Pode parecer ambicioso, mas estamos trabalhando não a mil, mas a milhões por hora para que o empresariado esteja engajado nesses projetos”, destaca Grajew, principal interlocutor do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva nessa área.

Segundo o presidente do Instituto Ethos, o envolvimento do empresariado na proposta, que abrange diversas idéias, tais como o primeiro emprego para jovens, infra-estrutura educacional nas áreas rurais e urbanas, renda mínima, bolsa-escola e combate à desnutrição, entre outros, fará com que o novo governo tenha custo zero nessas ações, uma vez que elas serão bancadas pelo setor privado.

Para Grajew, ao pôr a inserção social como uma das prioridades do mandato, Lula consegue despertar um interesse cada vez maior de empresários que desejam contribuir. O presidente do instituto destaca: “Convocar o empresariado, desde o micro até o grande empreendedor, em nome do presidente da República, acaba produzindo uma mobilização maior. Esse é o grande diferencial de se colocar a inclusão social como prioridade governamental”.

Selo social

Depois da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, realizada em novembro e que reuniu segmentos da sociedade para discutir planos de inclusão social, vários empresários começaram a buscar caminhos para trazer os empreendimentos para a realidade.

Uma das proposições, segundo Grajew, é a criação de um selo que estampará os produtos das companhias que colaborarem com esses programas, similar à certificação da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização-ISO). “É bom que o consumidor saiba quais empresas estão contribuindo para a melhoria de vida no nosso País.”

Além do carimbo, será lançado também uma página na internet com foco na inserção social. “Estaremos colocando todas as informações sobre o Projeto Fome Zero, que inclui cerca de 25 programas na área social, para que o empresariado saiba como ajudar”, disse.

Um dos patrocinadores da página do Projeto Fome Zero na internet é a Telefônica. Em novembro, o presidente da companhia no Brasil, Fernando Xavier Ferreira, disse ao coordenador-geral da equipe de transição do PT e futuro ministro da Fazenda, Antônio Palocci Filho, que a empresa poderá contribuir muito com esses projetos. Tanto a chancela quanto a página do Projeto Fome Zero deverão estar prontas nos primeiros quatro meses do governo Lula, atesta.

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