Governo volta a rebater acusação de manipular dados do IDH

Ainda muito incomodado pelas acusações dos tucanos, de que teria manipulado os dados enviados à Organização das Nações Unidas (ONU)Unesco a respeito do analfabetismo no Brasil, para cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o governo reagiu hoje em duas frentes de combate. Em Brasília, o ministro da Comunicação de Governo, Luiz Gushiken, pediu a seu colega do Planejamento, Guido Mantega, que rebatesse as afirmações do ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza de que o governo petista teria deliberadamente enviado informações defasadas à Unesco.

No Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – responsável pelo envio dos números às Nações Unidas – divulgou nota segundo a qual cumpriu rigorosamente o que foi pedido pela Unesco.

De acordo com documentos apresentados pelo IBGE, no dia 23 de setembro de 2002 a autarquia recebeu ofício da Unesco que solicitava dados sobre alfabetização, especificamente sobre o Censo Demográfico de 2000.

Ainda de acordo com o IBGE, em um mês a tabela ficou pronta. No dia 23 de outubro de 2002 mandou à Unesco a tabela pedida. No mesmo documento, o instituto informava que a tabela fora feita com base no Censo Demográfico de 2000 e que “as tabelas sobre os níveis educacionais alcançados pela população seriam enviadas posteriormente, pois dependiam da liberação dos microdados da amostra do Censo 2000, previstas para serem divulgadas em novembro de 2002”. Ainda conforme o IBGE, ao instituto não cabe perguntar ao usuário quando, nem como os dados serão utilizados. “Cabe, quando solicitado, orientar sobre a melhor forma de utilização do banco de dados da instituição”.

O ministro Mantega considerou uma “bobagem” a especulação dos tucanos de que a defasagem provocaria uma melhora brusca nos indicadores de analfabetismo no primeiro ano do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Quem mandou os dados foi o governo dele (de Fernando Henrique Cardoso). Então, se alguém estava sabotando, era o próprio governo Fernando Henrique. Alguém estava tentando sabotar o Paulo Renato provavelmente. Mas dentro do governo dele”, ironizou Mantega.

Depois, procurou reduzir o peso da discussão: “Não foi nada disso, isso aí é uma bobagem. Isso é um pequeno equívoco, mas totalmente de responsabilidade do governo anterior”.

Segundo o ministro, o problema ocorreu por “falha de comunicação” da Unesco, responsável pela coleta dos dados sobre analfabetismo que subsidiam o cálculo do IDH feito pela Organização das Nações Unidas (ONU). Lembrou que em setembro de 2002 – conforme informado pelo IBGE -, a Unesco enviou ofício ao instituto para solicitar os dados sobre analfabetismo, mas do Censo de 2000. “O IBGE não sabia para que eram os dados, então respondeu exatamente o que lhe foi perguntado”, disse o ministro reafirmando a nota.

Dessa forma, os dados de 2000 foram encaminhados à ONU, embora houvesse informações mais atualizadas. “Foi um problema de comunicação da Unesco, que deveria ter pedido o dado mais atual”, comentou Mantega. “Mas, de qualquer maneira, isso não tem nada a ver com o nosso governo. Tudo aconteceu no governo anterior”. Ele disse que o dado mais atual sobre o analfabetismo será enviado à ONU. “Mas não sei se será possível mudar o IDH”, comentou

Voltar ao topo