Governo vai liberar recursos para cidades mineiras

O presidente em exercício José Alencar informou hoje, por meio do porta-voz do Palácio do Planalto, André Singer, que o governo poderá liberar recursos para as cidades de Minas Gerais atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Acompanhado pelos ministros da Integração Nacional, Ciro Gomes, e das Cidades, Olívio Dutra, Alencar embarcou hoje para Belo Horizonte, a fim de analisar a situação com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e com os prefeitos dos municípios afetados, entre os quais Belo Horizonte.

Segundo André Singer, o governo fará um estudo da situação no Estado e analisará todas as formas para ajudar a reconstrução dos locais afetados. “As medidas serão estudadas a partir da verificação mais precisa da situação. Vão ser estudadas todas as possibilidades para ajudar as cidades”, disse o porta-voz.

De acordo com o Palácio do Planalto, pelo menos 20 municípios mineiros estão em estado de calamidade pública. Ao saber da gravidade da situação em Minas Gerais, José Alencar telefonou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava no Equador, para lhe informar sobre o problema no Estado e sobre a decisão de ver de perto os estragos provocados pelas chuvas.

“O objetivo é prestar imediata solidariedade à população mineira e examinar, junto com o governador do Estado e os prefeitos das cidades atingidas, as medidas a serem tomadas”, declarou o porta-voz. Segundo André Singer, Alencar irá relatar a Lula o resultado da visita a Minas Gerais para que seja, enfim  discutido o tipo de ajuda a ser oferecido ao Estado.

O porta-voz também informou que Petrópolis, cidade da região serrana do Rio de Janeiro, também poderá receber recursos federais. Ele disse que os prejuízos no município fluminense são da ordem de R$ 6 milhões. “Nesse momento, o governo está estudando a possibilidade de contribuir para a reconstrução da cidade (Petrópolis)”, disse o porta-voz.

Voltar ao topo