Governo vai intensificar agricultura ecológica em Piraquara

Bianchini ratificou o protocolo de intenções, assinado nesta quinta-feira (29), na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, pelo prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Carlos Augusto Moreira Júnior e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Por meio desse protocolo, será implantado um programa de cursos de capacitação técnica para jovens e adultos no município de Piraquara. A prefeitura assume a parte de infra-estrutura e articulação com as comunidades a serem atendidas e a UFPR, através da escola técnica, será responsável pelos cursos de capacitação.

Para Bianchini, este momento é propício para consolidar parcerias entre instituições públicas como a UFPR, prefeitura e governos federal e estadual. ?Com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephannes, empenhado em manter um bom diálogo com o Paraná, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário voltado para a agricultura familiar, temos todas as condições de levar adiante as boas propostas de desenvolvimento sustentável?, afirmou.

Segundo o prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, cerca de 50% dos agricultores do Município já praticam a agricultura orgânica. O processo de reconversão acelerou nos últimos dois anos em função da iniciativa da empresa de produtos orgânicos ?Rio de Una?, que já comprou quase R$ 2 milhões em produtos dos pequenos agricultores familiares do município.

?Não podemos pensar em política de qualificação no meio rural sem a participação da Secretaria da Agricultura?, justificou Samaha. ?Como o Bianchini tem um compromisso com a agricultura familiar e a agroecologia, contamos com a sensibilidade do secretário para auxiliar na capacitação do jovem, filho dos nossos agricultores?, acrescentou.

Voltar ao topo