Governo vai dar apoio a pólos regionais de pequenas empresas

 governo quer ampliar o alcance da política industrial anunciada em março dando apoio aos chamados Arranjos Produtivos Locais, pólos regionais formados por pequenas empresas de um mesmo segmento econômico. Para marcar esse apoio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seis ministros aproveitaram a 1ª Conferência Brasileira de APLs, que ocorre em Brasília até amanhã, para anunciar a liberação de recursos e a formação de um grupo permanente encarregado de organizar ações para a expansão desses pólos.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Armando Monteiro Neto destacou que faltava na política de governo essa visão do desenvolvimento regional e das micro e pequenas empresas. “Expandir os APLs é o melhor caminho para isso”, disse ele. Para o presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau Johannpeter, é preciso uma mudança cultural na formação desses pólos, dando-se ênfase a uma análise detalhada de cada etapa do processo produtivo. “Se não entrarmos nas minúcias, não teremos eficiência produtiva”, disse Gerdau. Segundo ele, ao construir uma cadeia produtiva com eficiência, um conjunto de pequenas empresas acaba se comportando como uma grande empresa.

O governo anunciou a liberação de R$ 2,6 milhões para um programa do Sebrae e do Inmetro de certificação da qualidade dos bens produzidos nos pólos. “Isso ajudará a aumentar a competitividade interna e externa dos produtos”, disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Fulan. Segundo ele, o convênio vai reduzir em 70% os custos de certificação para os pequenos empreendedores. Até outubro, mais R$ 2,5 milhões deverão ser investidos em um programa de aumento das exportação dos APLs.

Voltar ao topo