Governo usa Pan-Americano como cartão de visitas para turistas espanhóis

Barcelona (Espanha) – Os ministérios do Turismo e do Esporte divulgaram o Brasil como destino turístico durante a 16ª edição do Salão Internacional de  Turismo da Catalunha (SITC). No evento, que terminou no último domingo (22), os representantes do governo brasileiro destacaram a realização dos Jogos Pan-Americanos, em julho.

A coordenadora do Ministério do Turismo para os Jogos Pan-Americanos 2007, Paula Sanches, explica que a estratégia utilizada foi divulgar a realização do evento, enfatizando a diversidade do patrimônio natural brasileiro, sua infra-estrutura e hospitalidade do povo. E, desta forma, incentivar a vinda de um maior número de turistas estrangeiros ao Brasil.

"Aproveitamos ainda para trocar experiências com profissionais de um país que também já sediou um evento esportivo de grande porte, como as Olimpíadas. Os espanhóis ficaram impressionados com o que mostramos lá. Foi muito positivo", diz a coordenadora.

O esforço conjunto dos Ministérios do Turismo e do Esporte durante o Salão Internacional também é baseado em dados da Embratur, que indicam crescimento de 22,41% no número de espanhóis que visitaram o Brasil em 2006 em relação ao ano anterior. Um desempenho expressivo se comparado à entrada de turistas no país, em termos globais, que registrou queda de 6,33% no mesmo período.

Para a representante do Ministério do Turismo, este tipo de ação é importante, também, porque, ao fortalecer o turismo, o país ganha novos postos de emprego, torna-se capaz de gerar e distribuir melhor a renda e eleva sua auto-estima.

"O maior legado que o Pan vai nos deixar serão as transformações sociais. Temos pelo menos vinte ações de inclusão social, aproveitando o gancho dos Jogos, envolvendo jovens. Ao fim da competição, no entanto, os benefícios não param, eles ficam com a população."

Paula Sanches lembra que durante este ano também serão fortalecidas parcerias com operadoras de turismo locais, com a realização de apresentações e treinamentos sobre o Destino Brasil para agentes de viagens.

Voltar ao topo