O Hospital de Clínicas, em Curitiba, um dos centros de referência hospitalar do Paraná, recebeu nos últimos três anos R$ 4,5 milhões em repasses do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde. O valor é proveniente de diversos projetos que são colocados em práticas com a parceria do poder público estadual.

?O Hospital de Clínicas é uma referência e precisa de todo o apoio possível. Fico satisfeito em saber que nossos esforços em conjunto possam resultar em uma melhora no atendimento, tanto na qualidade quanto na oferta dos serviços à população?, disse o secretário Cláudio Xavier. Entre os repasses está a verba do programa de Regionalização da Saúde, que define hospitais de importância regional que recebem incentivos para melhorar a oferta e qualidade dos serviços prestados. Outros 28 hospitais em todo o Estado também contam com este apoio.

Além da regionalização da Saúde, outras ações dão o tom da parceria entre Secretaria da Saúde e o hospital. Uma das mais recentes é a aquisição de um arco cirúrgico, equipamento de última geração. Trata-se de um aparelho móvel que serve para realizar diagnósticos angio-radiológicos e procedimentos endovasculares (patologias arteriais, como aneurisma da aorta abdominal, obstrução das artérias carótidas e obstrução das artérias renais). O equipamento adquirido é digital, com subtração de imagem (retém cerca de 500 imagens) e possui dois monitores (um para radioscopia e outro para gravar o exame).

Outro projeto de grande importância é a reforma do 14º andar, que abriga oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva pediátrica, no qual foram investidos, entre a reforma e a compra dos equipamentos mais de R$ 1,4 milhão. A reforma será feita em duas fases.

A primeira está prevista para encerrar no final de março, com a entrega da área interna e da área acadêmica. A segunda fase será a entrega dos equipamentos, que já estão comprados. ?A parceria com a Secretaria ainda desenvolve vários trabalhos como a entrega do ambulatório de endocrinologia adulto, reforma da ala de medicina respiratória pediátrica e a reforma do 12o andar da unidade de cardiopneumologia, que está prevista para o segundo semestre?, comenta o diretor geral do Hospital de Clínicas, Giovanni Loddo.

Ainda de acordo com o diretor do Hospital de Clínicas a parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital promovem uma cobertura no sistema de saúde muito grande. ?Desde que o hospital foi aberto, não houve uma grande reforma na ala de pediatria e para conseguir atender o Estatuto da Criança e do Adolescente foi necessário a parceria, porque o hospital não teria recursos próprios para isso?, disse Loddo.

Outros equipamentos, auxílio na manutenção de serviços de saúde e ambulâncias completam a lista dos repasses feitos pela Secretaria para o Hospital de Clínicas. ?Esperamos que estas ações realmente façam a diferença e signifiquem um grande avanço para os usuários do SUS?, afirmou o diretor de Sistemas de Saúde da Secretaria, Gilberto Martin.