Governo reforça fiscalização e envia testes de transgenia

O governo do Estado vai reforçar a fiscalização nas divisas do Paraná e ainda enviar testes de transgenia a seis postos de fiscalização. Os caminhões cujas cargas apresentarem resultado negativo para a transgenia serão liberados. Já as cargas com elemento geneticamente modificado, ou suspeitas, ficarão retidas ou terão de voltar aos seus locais de origem. Caso o destino não seja o Paraná, há ainda a possibilidade de a carga ser lacrada para atravessar o Estado.

Para o vice-governador e secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessutti, a situação nas barreiras de fiscalização deve estar normalizada em dois dias. De acordo com Pessutti, os testes de transgenia devem começar a ser realizados a partir da madrugada ou amanhã pela manhã.

São seis os postos onde, inicialmente, os testes serão realizados: em Guaíra, Diamante do Norte, Santo Inácio, Valdomiro Vargas, Marques dos Reis e Jacarezinho. De acordo com o secretário, trata-se de um teste colorímetro, cujo resultado fica pronto em cinco minutos. O custo – U$ 450 o lote de cem testes – será bancado pelo governo do Estado.

Sobre o reforço na fiscalização, o secretário informou que a intenção é que a força-tarefa seja composta por cerca de 80 pessoas. Mas nem todas estariam atuando nas barreiras, salientou. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo