Governo reajusta tabela do Sistema Único de Saúde

O Diário Oficial da União publicou segunda-feira (12) os valores referentes à nova tabela de serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram alterados os valores de 12 procedimentos de partos que podem ser feitos pelo SUS, três procedimentos de diárias de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), dez procedimentos de hemodiálise e 26 procedimentos em radioterapia.

De acordo com o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, o reajuste médio desses procedimentos foi de 10% e o impacto anual dos reajustes será de cerca de R$ 226 milhões no orçamento do ministério. Segundo ele, o reajuste não foi maior porque o orçamento do ministério já está esgotado.

"O reajuste está sendo dado dentro do que o orçamento do Ministério da Saúde comporta. Tem dois meses que eu assumi, tem um orçamento em execução e estouraram o orçamento além da Lei de Responsabilidade Fiscal para qualquer ente governamental", afirma o ministro.

Saraiva Felipe informou que já agendou uma reunião para este mês com as comissões tripartites, que reúnem o governo federal, os estados e os municípios, para discutir novos reajustes da ordem de R$ 268 milhões a mais por ano para os estados e municípios.

Voltar ao topo