Governo questiona participação privada na Sanepar

O chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Caíto Quintana, insinuou hoje que a falta de água observada nos últimos dias no litoral paranaense é resultado da venda de 39,7% das ações da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) a um consórcio privado, formado pelas empresas Vivendi  Andrade Gutierrez e Opportunity. ?Talvez isso seja resultado do pacto de acionistas entre a Sanepar e o consórcio privado que  entre outras coisas, diz que o objetivo da empresa é a maximização dos lucros?, disse Quintana.

Desde o dia 30, muitas residências têm sido atendidas por caminhões-pipa, em razão de a produção diária de 200 mil litros pela Sanepar não estar sendo suficiente para o consumo. Segundo Quintana, situações como essas não serão admitidas pelo novo governo. Durante o discurso de posse, o governador Roberto Requião (PMDB) prometeu ?brigar com firmeza para anular o pacto de acionistas?. A empresa já teria sido orientada pelo governo a normalizar rapidamente o fornecimento de água aos veranistas.

A assessoria de Imprensa da Sanepar disse que hoje a situação começava a se normalizar, pois muitos veranistas estão deixando o litoral. Para a empresa, a falta de água é fruto da alta demanda tanto na passagem de ano quanto na época do Carnaval. A Sanepar havia previsto uma ampliação da rede de tratamento de água, mas, segundo a empresa, questionamentos sobre a captação da água do Rio Saí-guaçu provocaram atraso no início das obras.

Voltar ao topo