Governo promove desocupação pacífica em Manoel Ribas

A Secretaria da Segurança Pública começou a desocupar, nesta quarta-feira, de maneira pacífica, a Fazenda Três Marias, em Manoel Ribas, Região Central do Estado. A operação envolve 900 policiais militares de vários batalhões do Paraná. Segundo previsão da Secretaria, o trabalho dos policias só terminaria na manhã desta quinta-feira, porque os cerca de 800 sem-terra e todos os seus pertences estavam sendo transportados para uma área cedida pela prefeitura de Manoel Ribas.

A desocupação da área começou às 8h30, quando os policiais chegaram à fazenda e começaram a negociar a saída dos invasores. Depois de quatro horas de conversas, os sem-terra concordaram em deixar o local e começaram a desmontar os barracos. De acordo com a Polícia Militar, 400 sem-terra estavam acampados na área desde maio do ano passado. Mas, na noite de terça-feira, outros 400 invasores engrossaram o acampamento.

Protesto

Em represália à desocupação da fazenda Três Marias, cerca de 700 integrantes do MST protestaram nesta quarta em duas praças de pedágio do Paraná. Durante a manifestação, os sem-terra também teriam ameaçado invadir outras rodovias caso o Governo do Estado “insistisse em manter a política de cumprir mandados de reintegração de posse”.

Mas, para o secretário da Segurança, Luiz Fernando Delazari, o governo não vai aceitar ameaças.”Aqui no Paraná vamos continuar cumprindo a lei. Caso haja qualquer ameaça à ordem, a polícia será acionada”, afirmou. As manifestações do MST começaram pela manhã e terminaram às 15h. Policiais militares da região acompanharam os protestos para evitar confusão.

Voltar ao topo