Governo promove curso de auditoria ambiental

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está promovendo desde a última segunda-feira (11) o III Curso de Auditoria Ambiental. Cerca de 20 técnicos estão sendo capacitados para realizar análises dos relatórios da auditoria ambiental compulsória que as empresas estão obrigadas a apresentar ao IAP, em cumprimento à legislação ambiental (Lei Estadual 13448/2002).

A lei das auditorias ambientais determina a realização de verificações sistemáticas, documentadas e periódicas para as empresas poluidoras ou que apresentam potencial poluidor ? como refinarias e indústrias químicas.

O curso é direcionado apenas a técnicos da Instituição, sendo que outros 30 já foram capacitados em etapas anteriores. O objetivo é ampliar os conhecimentos necessários para leitura e análise dos relatórios enquanto ferramentas do sistema de gestão ambiental.

Os participantes ainda receberão instruções para elaboração de planos de correção de irregularidades e do parecer técnico relativo à auditoria e sua aplicação no licenciamento ambiental do empreendimento.

As auditorias são realizadas para garantir medidas de segurança, protegendo o meio ambiente e a saúde humana. Entre outros aspectos, a auditoria verifica o cumprimento das normas ambientais em vigor, níveis efetivos de poluição, condições dos equipamentos utilizados e o sistema de controle de poluição.

De acordo com a portaria nº 100/2005, assinada no mês passado pelo presidente do IAP, Rasca Rodrigues, as empresas têm até o dia 30 de setembro para realizar a auditoria e até dia 30 de novembro para apresentar o relatório da verificação.

Voltar ao topo