Governo promove Congresso Estadual dos Conselhos Comunitários

A Secretaria Estadual da Segurança Pública do Paraná (SESP) promove neste sábado (10) um Congresso Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança do Paraná (Consegs). O evento contou com a presença do secretário Estadual da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e de diversas lideranças comunitárias de todo o Estado.

O foco do Congresso foi a retrospectiva dos Consegs neste ano e as perspectivas para 2006.?Neste ano tivemos uma comunidade muito mais atuante, que participou das decisões da segurança e isto foi um grande avanço para o Estado?, disse o secretário da Segurança.

O evento começou às 8 horas e deve terminar por volta das 18h30. O secretário Delazari abriu o ciclo de palestras falando sobre os planos de 2006 para o policiamento comunitário. Ele também fez uma retrospectiva desde quando assumiu, sobre a evolução da relação com a comunidade. ?Quando assumimos a Secretaria, a comunidade era distante e os conselhos comunitários tinham outro foco, defendiam mais interesses particulares do que dos moradores em geral. Hoje, temos mais de duzentos Consegs regulamentados e trabalhando em sintonia com a polícia?, disse Delazari.

O tenente-coronel Roberson Bondaruk, comandante do Regimento da Polícia Montada, falou sobre a Polícia Comunitária. A diretora da Escola de Superior da Polícia Civil, delegada Charis Negrão Tonhozi, falou sobre os Consegs na formação dos policiais. Charis enfatizou que este ano foi decisivo para o entrosamento da Polícia Civil com o conceito de polícia comunitária. ?Todos os cursos de formação realizados este ano aqui na escola tiveram uma cadeira sobre a participação comunitária na segurança pública e os policiais entenderam a importância de interagir com a comunidade e dela extrair informações importantes?, explicou.

Para o coordenador estadual dos Consegs, Benjamim Zanlorenci Junior, 2005 foi um ano positivo para a Secretaria. ?Alcançamos metas importantes, como a participação no Congresso Internacional de Polícia Comunitária, onde o projeto do Paraná foi reconhecido e elogiado por representantes de outros países como Canadá e Japão. Realizamos cinco cursos de capacitação de líderes comunitários e chegamos a ter mil inscritos de todo o Paraná. Isto significa uma participação forte da comunidade e mostra o interesse e confiança da população?, disse Zanlorenci.

Segundo Zanlorenci, a parceria com a comunidade e o avanço realizado até agora só foi possível por causa do apoio do secretário Delazari. ?Tivemos um grande estímulo do secretário, que sempre insistiu no incentivo à participação da comunidade nas decisões de segurança pública?, disse Zanlorenci.

Voltar ao topo