Governo promove a primeira conferência da igualdade racial

A Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos está preparando a Primeira Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial no Paraná, que acontecerá em maio em Curitiba mas que terá uma primeira fase neste domingo, dia 27. A pré-conferência será no Centro de Convenções na rua Barão do Rio Branco, das 8,00 às 18,00 horas. Mais duas outras acontecerão em Londrina dia seis de março, e em Ponta Grossa no dia 13.

A Conferência, que conta com apoio da Unesco (departamento da ONU para Assuntos de Cultura), será aberta pela ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Segundo o secretário de Assuntos Estratégicos Nizan Pereira a conferência vai discutir as afinidades que unem negros, brancos, indígenas e as diversas etnias que vivem no Brasil. "Nós temos que entender cada vez mais que o caminho para o nosso país é olhar para si mesmo e compreender que nós somos diferentes e ao mesmo tempo muito parecidos. Somos originários de etnias variadas, européia, africana, asiática, indígena", disse o secretário.

Nizan Pereira lembrou que o Brasil tem uma tradição histórica de preconceitos e perseguições, e que todas as etnias sofreram ao longo dos séculos. "Queremos construir um Paraná integrado, um Paraná solidário que enfrente a diversidade", afirmou.

Voltar ao topo