Governo pretende votar PPPs em setembro, diz Mercadante

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse hoje que o governo pretende votar o projeto que cria as Parcerias Público-Pivadas (PPPs) durante o esforço concentrado de setembro. Segundo Mercadante, o governo está disposto a negociar com a oposição alguns pontos do projeto para agilizar a votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

?A nossa expectativa é negociar. A cada semana a oposição arruma um pretexto, e me parece que agora são as eleições municipais. Eu acho que o palanque municipal não pode prejudicar os interesses do Brasil?, afirmou Mercadante.

De acordo com a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), a intenção é marcar uma reunião com todas as lideranças e o ministro do Planejamento, Guido Mantega, ainda essa semana, para que todas as dúvidas a respeito do projeto sejam superadas. ?O governo quer mostrar aos líderes os exemplos bem-sucedidos de PPP que já existem em Minas Gerais e São Paulo, que são estados governados pela oposição?.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) critica o formato atual do projeto das PPPs. Na avaliação do senador, as parcerias com a iniciativa privada são necessárias ao país, mas não no formato apresentado pelo governo. ?Do jeito que está, essa proposta é o caminho aberto para o desequilíbrio dos estados e municípios?, criticou.

Jereissati admite que a oposição está disposta a negociar o projeto, mas defende que as discussões ocorram na própria Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, e não em gabinetes de líderes governistas ou Ministérios. ?Dessa forma, a gente pode começar a discutir?. O senador Mercadante criticou as cobranças de Jereissati, e disse que a oposição não está participando dos debates propostos pelo governo. ?De quantas negociações participou o senador Tasso??, questionou.

Tasso Jereissati afirmou que ainda não foi notificado oficialmente da ação judicial movida pelo Partido dos Trabalhadores contra as acusações feitas por ele ao tesoureiro do partido, Delúbio Soares. O senador voltou hoje a criticar o tesoureiro, e insinuou desvio de verbas conduzidos por Delúbio. ?Antes eu disse roubalheira. Agora, eu digo corrupção?.

Voltar ao topo