Governo põe no mercado de trabalho mais de 400 portadores de deficiência

De janeiro a abril de 2005, o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, colocou 448 pessoas no mercado de trabalho. O número supera o mesmo período do ano passado em 21%. ?Esses resultados são muito animadores. O ano de 2004 foi excepcional, pois colocamos 1,2 mil pessoas com deficiência no mercado por meio do Programa. Pelo que tudo indica vamos continuar avançando em 2005?, disse o secretário padre Roque Zimmermann.

Segundo Zimmermann, o principal obstáculo para a colocação de deficientes no mercado de trabalho é a falta de qualificação profissional. ?Estamos sempre buscando novos parceiros e fortalecendo nossas relações com os mais antigos colaboradores para a implementação de cursos de capacitação dirigidos aos deficientes?, disse o secretário. Segundo ele, o último convênio foi firmado com a Organização Médica Clinihauer e vai qualificar 40 deficientes na área da saúde, para funções de tele-atendimento, recepcionista e telefonista.

Pelo convênio, a Clinihauer se responsabiliza pela capacitação e pagamento de uma bolsa-auxílio de R$ 150 e mais vale-transporte durante os dois meses do curso. Os alunos foram divididos em duas turmas, as aulas da primeira começaram em abril e terminam no fim deste mês e a segunda turma realiza o curso. O papel da Secretaria é a seleção dos candidatos e o encaminhamento para o mercado de trabalho, através das Agências do Trabalhador. A Clinihauer ainda se compromete em absorver parte dos formandos. São duas turmas, com 20 alunos cada uma. A primeira, que iniciou as atividades em abril, termina agora no fim de maio, já a segunda realiza o curso em outubro e novembro.

Sobre o Programa

O programa é vinculado à Secretaria do Trabalho e funciona nas Agências do Trabalhador em todo o Paraná. A colocação e qualificação de pessoas com deficiência no mercado e a orientação de empresários para a contratação dessas pessoas também são atribuições do programa. Para se inscrever basta procurar uma Agência e apresentar os documentos pessoais e currículo. Agência Central do Trabalhador de Curitiba fica na Rua Pedro Ivo, 744 e atende pelo 3322-7411. Os locais de atendimento em todo o Estado podem ser consultados no site www.setp.pr.gov.br

Voltar ao topo