Governo pode enviar missão à Nasa para discutir estação espacial

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) deverá enviar uma missão brasileira para a Nasa  agência espacial norte-americana, para discutir a situação brasileira dentro do projeto de construção da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). O Brasil está atrasado no cronograma de construção das peças que ficou sob sua responsabilidade e a Nasa recentemente questionou o governo brasileiro sobre o cumprimento dos prazos.

?Já propus ao administrador da Nasa o envio de uma missão brasileira, que irá discutir o que se pode fazer, de maneira que adaptemos os compromissos que nós temos à nossa realidade financeira?, explicou o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg. Ele participou hoje (30) da abertura do Salão e Fórum de Inovação Tecnológica e Tecnologias Aplicadas nas Cadeias Produtivas, no Expo Center Norte, em São Paulo. ?Vamos negociar, nas próximas semanas, a manutenção da contribuição brasileira?, disse. ?Não somos inconscientes de manter um compromisso se não temos os recursos necessários, mas dentro dos recursos que temos, acredito que podemos fazer algo importante com relação a ISS?, completou.

No compromisso assumido pela AEB com a Nasa, em outubro de 1997, está previsto o investimento de cerca de US$ 120 milhões destinados à construção, pela indústria nacional, de alguns itens e equipamentos. Em troca, o Brasil poderá usar os serviços dos ônibus espaciais norte-americanos enviando ao espaço cargas de até 130 quilos, utilizar por 18 minutos ao dia, a janela de observação da ISS e as bandejas de experiências fora da ISS e a ter um tripulante brasileiro na ISS. 

Voltar ao topo