Governo não desistiu de recadastrar aposentados

Apesar de ter voltado atrás e decidido suspender o bloqueio do pagamento de aposentados com mais de 90 anos, o ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, disse nesta sexta-feira que o governo não desistiu de recadastrá-los. O INSS vai estudar, segundo ele, uma forma de fazer o serviço com o mínimo possível de transtorno para os idosos.

– O governo pretende continuar com o procedimento, evidentemente com um prazo maior. Vamos estudar hoje a forma mais adequada de fazê-lo. Possivelmente, o prazo será até o final de dezembro, para que o benefício de fevereiro, que é rodado em janeiro, possa já sofrer a conseqüência dessa prestação de informação ou da ausência dela ? afirmou Berzoini.

O ministro explicou que o número elevado de fraudes força o governo a fazer o recadastramento e que a dificuldade fica ainda maior devido à fragilidade do cadastro da Previdência. Há, de acordo com informações do ministro, um grande número de aposentados com dados incorretos ou mesmo descendentes que recebem benefícios sem ter direito.

Sobre a confusão registrada em muitos postos do INSS nos últimos dias, por conta do bloqueio dos pagamentos e do recadastramento, Berzoini argumentou que ela foi provocada por desinformação. Segundo ele, aposentados e os próprios funcionários do INSS não entenderam

Voltar ao topo