A procura pelos cursos de formação continuada para professores aumentou 200% neste ano em relação ao ano passado, segundo a Secretaria de Estado da Educação. Este dado indica que os 51 mil professores da rede estadual de ensino participaram de uma média de 3,4 cursos de atualização em 2004.

continua após a publicidade

O número de inscritos subiu em um ano de 56 mil para 175 mil e o investimento de R$ 5 milhões para R$ 12 milhões, totalizando neste ano 959 cursos de formação continuada.

O departamento de Ensino Fundamental foi o que registrou uma atuação mais contundente. Realizou 60 eventos, com 50 mil inscritos, praticamente o dobro em relação ao ano anterior. "É importante esta participação, pois o contato com novos conhecimentos ajuda a superar as dificuldades", disse a coordenadora do departamento, Lilian Ianke Leite.

Atualização profissional

continua após a publicidade

Os cursos de formação continuada foram criados para valorizar, atualizar e aperfeiçoar os profissionais da área educacional. Eles têm um enfoque pedagógico, gerencial e de mobilização, e são aplicados por meio de seminários, grupos de estudos, gestão de processos, reuniões, proficiências, cursos de capacitação e teleconferências.

De acordo a coordenadora de capacitação de profissionais da educação, Arilete Regina Cytrynski, o papel da formação continuada é subsidiar os professores para que estejam envolvidos no processo de elaboração das diretrizes curriculares e na atualização educacional. "A formação continuada aprimora e proporciona uma reflexão da postura pedagógica para o bom desenvolvimento profissional", afirmou.

continua após a publicidade

Além dos professores, participaram do processo a Superintendência de Educação, Departamentos de Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Profissionalizante, Ensino Especial, Coordenações, Núcleos Regionais, Cetepar, Fundepar, Grupo de Setoriais da Educação, pais e alunos.