Brasília – O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, disse que existe a possibilidade do governo participar da empresa de satélite da Embratel ? Star One, se a empresa que comprar a Embratel pedir financiamento ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O ministro afirmou, ainda, que o interesse do governo na Star One é na chamada banda X do satélite, utilizada para operar comunicação militar. ?Se houver algum pedido de financiamento do BNDES, nós vamos sentar com quem comprou, se for confirmada a compra pela Telmex, para fazermos uma golden share (ação que dá direito a voto e veto)?, explicou o ministro.

Ele ressaltou que o interesse não significa uma reestatização no setor de comunicações. ?O governo não está retomando absolutamente nada. Não há, do ponto de vista do governo, nenhum interesse em reestatizar nada?.

Eunício Oliveira informou também que a possibilidade de participar na Star One foi debatida com os ministros da Casa Civil, José Dirceu, e da comunicação de governo, Luiz Gushiken.