Governo libera R$ 380 mil para reforma do 3.º Distrito Policial em Curitiba

O governador Roberto Requião liberou mais de R$ 380 mil para reformar e ampliar a sede do 3.º Distrito Policial, no bairro Mercês, em Curitiba, onde também funciona o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão ? Norte. A reforma também atende a apelo dos moradores próximos à delegacia, já que desativará a carceragem, acabando com o problema da superlotação de presos.

?Com esta reforma colocaremos mais policiais nas ruas, fazendo as investigações e prendendo criminosos, já que eles não terão que cuidar de presos. A população sentirá a diferença rapidamente e verá como os investimentos do governo do estado estão melhorando a qualidade da segurança pública?, disse o delegado-titular do 3º DP, Carlos Alberto Santos Castanheiro.

De acordo com o projeto, o novo prédio será dividido em duas alas. Em uma funcionará o 3.º Distrito Policial e em outra o Ciac. Com a demolição da carceragem, serão construídos mais sete cartórios para o atendimento das pessoas e o trabalho policial do 3º DP. Outras salas que melhorarão a qualidade do ambiente para o trabalho serão criadas na delegacia como as salas da superintendência, secretaria e sala de reconhecimento. Os presos serão transferidos para o Sistema Penitenciário ou outras unidades e, os detidos que chegarem ao Ciac serão alojados provisoriamente em uma cela, até que seja encaminhado a alguma carceragem.

A ala esquerda do prédio será exclusiva para o atendimento do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac). Nele, das 19h às 7h dos dias de semana serão atendidas e registradas as ocorrências do 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 12.º Distritos Policiais de Curitiba. Durante os fins de semana, o atendimento acontece 24 horas. ?Durante os dias de semana, enquanto a delegacia atende à população de dia, o Ciac atende durante a noite?, explicou Castanheiro.

O projeto, agora, segue para o Departamento Estadual de Construção de Obras e Manutenção (Decom), que fará a licitação. O processo deve durar um mês e a empresa vencedora terá prazo de 180 dias para concluir a obra. Reforma semelhante foi realizada no 1.º Distrito Policial, no Centro, onde já funciona um Ciac. O 8.º Distrito Policial, no bairro Portão, que abriga o Ciac ? Sul, também será completamente reformado.

Voltar ao topo