Governo leva serviços públicos e lazer para moradores de Campo Largo

O município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) recebeu neste sábado (24) a 16.ª edição do Ação Cooperar, mutirão de serviços públicos e de atividades recreativas e lazer realizado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). De acordo com os organizadores do evento, até o final do dia cerca de 5 mil pessoas ? a maioria delas residentes nas localidades de Populares Nova e Populares Velha ? eram esperadas na Paróquia Santo Antônio.

Para a presidente da Cohapar, Rosangela Curra, o Ação Cooperar é uma forma de aproximar o Governo da comunidade. ?Esse é o mutirão da cidadania, no qual estamos resgatando a dignidade da população paranaense?, disse. Para o superintendente de Relações Comunitárias da Cohapar, João José de Arruda Júnior, a Cohapar não está preocupada apenas com a construção de casas. ?O direito à moradia envolve também o acesso à infra-estrutura e a serviços básicos?, destacou.

O operador de máquinas Adilson André Bueno, 30 anos, aproveitou a manhã ensolarada do sábado para cortar o cabelo de graça e providenciar o documento de identidade do enteado, Thiago. ?Fiquei sabendo do evento por meio de um folder distribuído nas escolas e considero muito prático fazer os documentos e cortar o cabelo em um só lugar?, afirmou.

A emissão de carteiras de identidade e de trabalho é um dos serviços mais procurados no Ação Cooperar. A moradora de Campo Largo, Viviane Aparecida Carvalho, 21 anos, está desempregada, mas acredita que será mais fácil encontrar trabalho com os documentos. ?O atendimento é muito rápido e é ótimo saber que sairei daqui com tudo encaminhado?, declarou. Os documentos levam de 30 a 45 dias para ficar prontos.

O Ação Cooperar conta com o apoio de diversos órgãos públicos e entidades não-governamentais. A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo fez testes de visão com um equipamento cedido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria). As pessoas que necessitam de atendimento especializado saem do Ação Cooperar com consultas marcadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). É o caso de Merilene de Oliveira Rocha, 24 anos, que foi ao Ação Cooperar junto com a filha Júlia, de dois anos. Merilene usa óculos há pouco mais de um ano e descobriu que o grau da miopia aumentou. ?Mesmo com os óculos, tenho dificuldade para enxergar de longe?, declarou. A jovem marcou consulta com um oftalmologista para o próximo dia 19. ?Enquanto eu fazia os testes, minha filha ficava se divertindo nos brinquedos que foram oferecidos aqui?, completou. Durante todo o dia as crianças aproveitaram as brincadeiras com brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, touro mecânico e muro de escalada.

O evento

O Ação Cooperar realizou mais de 30 mil atendimentos e recebeu cerca de 107 mil pessoas em suas 15 primeiras etapas. A 16.ª edição do Ação Cooperar foi realizada pela Cohapar e pelo Provopar com o apoio da Prefeitura de Campo Largo, do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (IPEM), Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Companhia Paranaense de Energia (Copel), Defensoria Pública do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Instituto de Identificação do Paraná, Instituto de Pesos e Medidas e Secretaria de Estado da Saúde.

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