Governo lança mapa geológico do Paraná

Geólogos, geógrafos, ecólogos, agrônomos, engenheiros, arquitetos e outros profissionais que atuam em planejamento territorial necessitam de uma fundamentação consistente sobre a geologia do Estado. Partindo desta constatação, a Minerais do Paraná (Mineropar), empresa vinculada à Secretaria do Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, desenvolveu o Mapa Geológico do Estado do Paraná, que será lançado oficialmente no próximo dia 28, durante a reunião da Escola de Governo, no Museu Oscar Niemeyer.

O trabalho foi desenvolvido a partir de um convênio entre a Mineropar e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), para atendimento ao projeto Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). ?Neste trabalho, os dados estão em um sistema de informações na escala 1:250.000, com 22 cartas geográficas, que vai auxiliar consideravelmente profissionais envolvidos com planejamento territorial e urbano. Pesquisadores de diversas áreas também poderão consultar dados mais atualizados e fundamentados?, explicou Rogério da Silva Felipe, geólogo e diretor técnico da Mineropar.

O acervo foi organizado e compilado a partir de arquivos baseados no Mapa Geológico do Paraná, anteriormente editado pela Mineropar, além de diversas informações obtidas por meio de estudos desenvolvidos pelo Serviço Geológico do Brasil (SBG), pela Petrobras, pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de teses de mestrado e doutorado na área de geologia e mineração desenvolvidas por profissionais de renome.

Versões

?É um trabalho integrado e muito completo. Foram dados minuciosamente trabalhados a fim de obter um resultado consistente e de acordo com as necessidades da comunidade profissional e acadêmica?, enfatizou o geólogo. A partir do lançamento, a Mineropar vai disponibilizar o Mapa Geológico em duas versões: CD-ROM e arquivo disponível para download em seu site na internet www.pr.gov.br/mineropar.

?Vamos ainda enviar o material a diversas instituições de ensino no Estado, com o objetivo de expandir o conhecimento da geologia não só para docentes da graduação, mas também para quem atua no ensino fundamental e médio. Essa aproximação faz com que a geologia seja cada vez mais difundida e melhor aproveitada?, acrescentou Felipe.

Serviço
Lançamento do Mapa Geológico do Estado do Paraná, durante a reunião da Escola de Governo
Data: 28/03/06, a partir das 8h30
Local: Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico
Fone: (41) 3350-4400

Voltar ao topo