Governo investigará aplicação de verba federal em mais 60 municípios

Brasília ? Mais 60 municípios foram sorteados hoje (2) para passar pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos federais. Aqueles que possuem mais de 20 mil habitantes serão controlados nas áreas de habitação, saneamento e urbanismo, grupo de temas também escolhido nesta sexta-feira. Doze estados foram sorteados e sofrerão fiscalização nas áreas de desporto, direito da cidadania e segurança pública.

De acordo com o ministro interino do Controle e Transparência (Controladoria Geral da União – CGU), Jorge Hage, o sorteio inibe a corrupção. Isso porque, segundo ele, mantém os administradores públicos em alerta, já que seu estado ou município pode ser sorteado a qualquer momento.

"A Controladoria vem fazendo isso desde o início de 2003. O programa [de sorteios] foi lançado quando Waldir Pires era ministro da CGU, exatamente com a idéia de ser um fator dissuasório da corrupção", disse. "Os resultados são concretos. Nós temos encontrado em inúmeros estados, documentos, panfletos, folhetos de associações de municípios, conclamando os municípios a se prepararem, porque a Controladoria pode chegar a qualquer momento", acrescentou. Mais de mil municípios foram sorteados nos 20 sorteios realizados até hoje.

Voltar ao topo